Projetos à escala global LOGINPT


A importância da divulgação do que se faz bem, aliás, muito bem, não pode ser relegada. É este o principal objetivo da presente publicação.


As TI invadiram praticamente todos os aspetos do quotidiano. As TI estão indissociavelmente ligadas ao desejo de uma economia próspera e competitiva, da preservação do ambiente e de uma sociedade mais democrática, aberta e inclusiva. Este paradigma exige que todos os cidadãos sejam mobilizados e dotados dos meios necessários para participar plenamente na nova sociedade digital.

Tendo em conta as perspetivas animadoras para o setor das TI, sob a égide da ANETIE, foi criado o LOGINPT, uma entidade que reúne um aglomerado de empresas europeias, maioritariamente oriundas de Portugal e Espanha, posicionadas no mercado internacional e responsáveis pela implementação de projetos inovadores e diferenciadores a nível mundial.

No LOGINPT estão empresas que têm inventado e desenvolvido produtos e implementações inovadoras e diferenciadoras a nível mundial com impacto direto na população, como é o caso da empresa (SIBS) que há uns anos atrás criou os sistemas de redes inter-bancárias, possibilitando a existência das Caixas Automáticas MultiBanco; ou a empresa (Brisa-Inovação) que também há alguns anos lançou o sistema de Tele-Portagem Via Verde e que presta serviços de gestão de sistemas eletrónicos de cobrança por utilização de infraestruturas rodoviárias; ou ainda a empresa (PT-Inovação) que há menos anos atrás desenvolveu o sistema de cartões Pré-Pagos para os telemóveis, que permitem um melhor controlo das despesas, uma maior segurança e conveniência na sua utilização e que catapultaram de forma meteórica a sua utilização à escala mundial.

Além destes êxitos mundiais, existem tantos outros que possibilitam a melhoria do nosso dia-a-dia: os sistemas de GPS disponíveis em qualquer suporte (NDrive); os sistemas que gerem a oferta e a regularidade do transporte público (TECMIC); a plataforma para operadores de telecomunicações através da qual mais de 120 milhões de pessoas em 25 países da Europa, África, Ásia e América, comunicam diariamente (PT-Inovação); a plataforma de serviços de valor acrescentado para telemóveis mais adotada no mundo (Timwe); a plataforma para desenvolver, integrar, gerir e alterar agilmente aplicações empresariais, tornando-as robustas e escaláveis (OutSystems); o estudo, desenho e desenvolvimento de sistemas on-board para a NASA (Critical Software); sem esquecer os sistemas de implementação de Call-Centers a operar por todo o mundo (Altitude).

Estes e muitos outros casos de sucesso devem-se não só à aposta e ao esforço das empresas do setor em acompanhar as necessidades do mercado, como também à capacidade para se “reinventarem” perante tempos mais conturbados.



Internacionalização e Globalização


A internacionalização das empresas tecnológicas do universo LOGINPT tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. Cerca de 60% das empresas de TI desenvolve uma atividade contínua no estrangeiro e baseia grande parte do seu crescimento no negócio além-fonteiras. De acordo com esta vontade de explorar novas oportunidades, mais de 64% das organizações entende que a internacionalização contribui para melhorar a imagem no mercado e elevar a qualidade global dos respetivos produtos e serviços.

No entanto, a evidência mais explícita de que este setor tem uma tendência maioritária para a globalização, reside no facto de as empresas do universo LOGINPT, estarem a atuar diretamente com filiais e sucursais ou indiretamente com representantes e parceiros em mais de 150 países no mundo.

Embarque connosco nesta viagem ao futuro!